JB Arcadia - шаблон joomla Продвижение

Histórico do FIT Bahia

O FIT Bahia - FESTIVAL IPITANGA DE TEATRO, se constituiu como um importante evento de promoção cultural, que valoriza e estimula o surgimento e a manutenção de grupos de teatro de todo país, democratizando o acesso ao teatro na Bahia. Oportunidade onde os grupos integrantes trocam experiências das suas montagens e exercem intercâmbio entre si. O FIT é um projeto consolidado que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freias, através do Fundo Municipal de Cultura, adquiriu este apoio por se tratar de uma das principais mostras competitivas de teatro do país e dar visibilidade ao município agraciando a comunidade ipitanguense em assistir belas montagens do cenário teatral brasileiro, das mais variadas estéticas.

O festival iniciou em janeiro de 2006, mês da festa do padroeiro da cidade, Santo Amaro de Ipitanga. O evento foi criado e produzido pelo ator, escritor, diretor e produtor cultural Duzinho Nery, que relembrando e se inspirando no saudoso Troféu Puã, organizado até o ano de 1996 pelo Movimento Cultural Puã (Jairo Santos, Rosa Gonçalves, Charles Nobre e Robinson Bada), realizou e fomentou belíssimos festivais de artes, sempre destacando o teatro. No início, o FIT teve apenas a participação de grupos teatrais do estado da Bahia.
A partir da 3ª edição, ganhou uma maior abrangência, contando com a participação de grupos de outros estados, se tornando um dos mais importantes festivais de teatro competitivos do nordeste e consequentemente do país.

Este projeto tem o apoio de sérias instituições como: o SATED (Sindicado dos Artistas da Bahia; da Fundação Cultural do Estado da Bahia e chancelado por profissionais ora vinculados a Escola de Teatro da UFBA, que orientaram outrora a construção deste projeto, hoje consolidado. O FIT estimulou a criação de outros festivais na capital baiana e no interior, a exemplo do Festival Nacional de Teatro da Bahia, realizado pela Cooperativa Baiana de Teatro, dentre outros.
O FIT Bahia proporciona ao público a diversidade de espetáculos e de qualidade. O fácil acesso através da democratização (ingressos a preços populares), gratuito para estudantes da rede pública de ensino municipal com agenda programada antecipadamente e a gratuidade para a categoria Teatro de Rua.

O FIT traz anualmente espetáculos de importantes grupos e artistas nacionais, para os públicos adulto, infantil e juvenil. Os bairros da cidade também são contemplados com espetáculos de rua, dirigidos a todas as idades. As atividades paralelas, de caráter formativo complementam e agregam valores ao Festival. São oficinas, palestras, intervenções urbanas, bate papos com atores, diretores, produtores e demais profissionais das artes cênicas, promovendo aprendizado, trocas de experiências e interação entre estes profissionais e a comunidade local. O FIT Bahia, é uma verdadeira festa do teatro brasileiro em Lauro de Freitas.

Durante todos estes anos, já participaram do FIT Bahia mais de cento e cinquenta espetáculos que representaram os seguintes estados: Bahia, Sergipe, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, dentre todos estes, destacamos o espetáculo "Balada de um Palhaço", escrito pelo dramaturgo Plínio Marcos e encenado pelo Grupo Arte & Fatos, da cidade de Goiânia – Goiás, com a direção de Danilo Alencar e atuação de Edson Oliveira (Bobo Plin) e Bruno Peixoto (Menelão).

Abaixo, foto de Layza Vasconcelos do espetáculo "BALADA DE UM PALHAÇO", que foi apresentado no FIT Bahia em 2009, recebendo vários prêmios, dentre eles de Melhor Espetáculo do Festival.

Fit Bahia

Back to top